fbpx

Síndrome do abandono ou separação de animais

A síndrome do abandono, é uma alteração comportamental que se não identificada e tratada de forma precoce, pode desencadear grandes problemas a nível fisiológico no animal.

Os principais sintomas que encontramos dentro da síndrome são: ansiedade, tristeza e angústia. O sofrimento excessivo começando a cada vez que o tutor sai de casa, mesmo que por poucos minutos.

A síndrome tem caráter progressivo, ou seja, precisa ser identificada e tratada de forma precoce para que as alterações não se agrave e acometa o físico. Se a doença que antes era apenas de caráter mental e emocional, chegar no físico o animal pode começar a apresentar vômitos, aparentemente sem causa, marcação de território em excesso, choros ou latidos em excesso e outros.

Prevenção

Fazer uma boa socialização quando o animal ainda é filhote, dos seus 2 até os 4 meses de vida e não deixar seu cão por mais de 4 horas sozinho. Caso precise deixar, o leve até uma creche ou o deixe na casa de alguém de confiança para fazer companhia. Nem sempre a companhia de outro cão é o suficiente. Investigue seu emocional também, como é seu APEGO em relação a ele?

A nossa postura emocional precisa ser levada em consideração também. Os cães, são animais que possuem comportamento de grupo, de matilha, desde seus ancestrais, os lobos, por conta disso, são seres extremamente sociais. Os cães podem adoecer se ficarem muitas horas do dia sem contato social. Assim, os cães, tendem a demonstrar estresse, frustração e ansiedade quando deixados sozinhos.

Tratamento

Procurar um profissional comportamentalista. Este profissional pode ser um adestrador ou veterinário comportamentalista, que é meu caso. Começo com orientações de mudanças de manejo ambiental, tratamento floral e outros, além da conscientização do tutor para alguns aspectos, alguns destes aspectos sendo o tempo para ficar com o animal.

Em alguns casos eu peço que seja feito em paralelo um conjunto de aulas com um adestrador, para que o animal aprenda novos comandos e muitas vezes que seja recondicionado a uma boa socialização.

Texto: Dra Lys Alves – Médica veterinária Integrativa e mestre Reiki

Newsletter

Inscreva-se para receber as novidades do Reiki Nova Era.

Leia Mais Conteúdo

Frases Inspiradoras

Kelly Portioli
  • Reiki é uma energia de amor, cura e transformação.