fbpx

Você conhece suas 4 mentes?

Se, até hoje, você achava que tinha apenas uma mente, não tem problema! Mas acredite, conhecer as 4 pode mudar completamente a forma que você enxerga sua vida.

Você já deve ter ouvido falar pelo menos na mente consciente e na mente subconsciente, não é mesmo?

Esses conceitos sobre nossa mente foram popularizados por Sigmund Freud  (1856-1939) e Carl Jung (1875-1961) mas caso você ainda não esteja familiarizado com eles, vamos explicar.

Podemos imaginar as mentes como a figura do iceberg ali embaixo:

A mente inconsciente é a parte mais profunda das camadas, nessa parte da mente está registrada toda a história da sua alma, todas as suas encarnações e mesmo antes de você vir para a terra. Você guarda esse registro, todos nós guardamos.

Essas memórias estão enraizadas no nosso ser e, de fato, foram feitas para não serem facilmente acessadas. Mas isso não significa que não podemos. Nós podemos tudo.

Se você já trilha o caminho do autoconhecimento há algum tempo e/ou estuda sobre espiritualidade sabe que podemos sim acessar memórias até mesmo de nossas vidas em Atlântida ou Lemúria, por exemplo. Mas para isso precisamos de ferramentas corretas, bastante disponibilidade para nos conhecermos e estudo.

Resumindo, sua mente inconsciente é como o fundo do oceano e você é você. O ser humano explorou, em média, apenas 5% de todo o oceano. O quanto do oceano da terra você já mergulhou e explorou? Pouco né? Assim fica fácil de entender a imensidão da sua mente inconsciente.

A mente subconsciente fica entre a parte mais profunda e a superfície. Podemos dizer que na mente subconsciente estejam registradas todas as informações desde a sua concepção até o momento presente. Essas informações também estão em camadas profundas, são difíceis de serem acessadas, mas com a auto observação, autoconhecimento, meditação e terapias alternativas como Reiki, Thetahealing, Terapia Multidimensional podem ser acessadas mais facilmente.

Conhecer a sua mente subconsciente é um grande passo para seu sucesso como ser humano, porque é a mente que traz à tona nossas inseguranças, medos, traumas, dores, receios e outros. É a mente que registra nossas crenças limitantes. (falo disso nesse post aqui)

No seu subconsciente estão registrados todos os “nãos” que você recebeu bem como todos os “sins”, todas as frases dos seus pais, as encorajadoras e as desestimulantes, todas as suas tentativas e erros e os sentimentos que elas te causaram também. 

Nossas atitudes na vida adulta são muito explicadas pelas experiências que estão registradas nela, por isso, se disponha a conhecê-la melhor. Fazer cursos na áreas holística, fazer terapia, se propor a se conhecer é investir em você e também no seu sucesso, no post sobre crenças limitantes eu te explico porquê.

mente consciente é considerada a menor de todas. Sim, isso mesmo. A única que você tem acesso liberado e livre para circular é a menorzinha. Digamos que se dividíssemos as mentes em apenas consciente e subconsciente, a consciente ocuparia 12% e a subconsciente 88%. Mas isso é apenas uma estimativa para que você perceba que a mente que você de fato comanda é apenas a pontinha do iceberg.

Essa mente é responsável por todas as decisões terrenas que tomamos. O que ler, o que comer, onde ir, subir, descer, casar e com quem casar e tudo mais. 

 Também é a mente que usamos para fazermos julgamentos, a que decide se algo é bom ou ruim, diferente da mente subconsciente que não julga e apenas aceita o que lhe é oferecido se você conscientemente aceitar.

Quanto mais você se aprofunda e conhece suas mentes, mais você se torna mestre da sua vida e realmente escolhe o que você deseja absorver ou não.

Quer um exemplo?

Imagine que na sua infância seus pais falaram para você que você não deveria jogar futebol porque não tinha muita habilidade motora, então deveria fazer outra coisa. Quando somos crianças, nossa mente subconsciente é um solo extremamente fértil e ainda não temos capacidade de discernir o que queremos guardar ou não e, por isso, você provavelmente acolheu essa informação.

Quando adolescente você decidiu tentar esportes mais uma vez, mas sua mente subconsciente foi feita para te proteger tanto de situações perigosas quanto de frustrações, por isso, sempre que precisar ela vai te enviar sentimentos, memórias e sensações mesmo que sejam imperceptíveis para você.

Nessa nova tentativa como adolescente você arrisca, mas sente dentro de você uma vergonha inexplicável em estar ali, medo de errar, se ser julgado(a) e jamais chamaria seus pais para vê-lo(a) jogar.

É a sua mente subconsciente te enviando esses sinais, essas memórias de que essa experiência pode não ser boa para você.

Aqui, usei o exemplo de um esporte, mas você pode substituí-lo por falar público, ler ou escrever, ganhar dinheiro, viajar, fazer cursos em áreas diversas, seguir uma carreira que seus pais não esperavam… ficou claro como TUDO que você experimentou na infância influencia sua vida hoje?

Ótimo! Vamos para quarta e última mente então! 

mente superconsciente é o último estágio e representa a mente superior, aquela que nos conecta com A Fonte de tudo que há, com o Universo, com Deus, com a Natureza, com nossos ancestrais. Aquela que nos ajuda a transcender, que nos liga à nossa intuição, à nossas vidas paralelas, que nos traz memórias do futuro e lições elevadas a partir de experiências sensoriais. 

Podemos acessar essa mente por meio de meditações, exercícios de respiração, muita investigação interna, muito autoconhecimento, terapias holísticas e alternativas, cursos que nos levem a ultrapassar nossa mente limitada.

No curso de Reiki Nova Era (saiba mais sobre o curso aqui), por exemplo, explicamos como nossa mente se conecta à mente universal de forma simples e intuitiva. Todos nós nos conectamos e apenas não percebemos. Lá te trazemos informações e te convidamos a conhecer sua mente infinita e principalmente, te lembramos que é acessível para todos.

Mas temos que buscar. Temos que querer. Temos que ir em frente.

Newsletter

Inscreva-se para receber as novidades do Reiki Nova Era.

Leia Mais Conteúdo

Frases Inspiradoras

Kelly Portioli
  • Sua intuição é seu super poder