De onde surgiu o Reiki?
O Reiki é uma técnica japonesa de harmonização e reposição energética, onde a energia vital do universo é canalizada pelas mãos do terapeuta iniciado em Reiki e irradiada para o paciente (humano, animal ou planta), restabelecendo a harmonia e o equilíbrio da energia vital deste. As mãos podem ser colocadas diretamente no corpo do animal (locais de aplicação de Reiki) ou feito a distância (quando iniciado no nível 2). Não é uma prática religiosa e a única contraindicação é de não fazer durante cirurgias, para que o Reiki não influencie na duração da anestesia.
O Reiki realmente funciona em animais?
Com certeza, pois não encontramos neles resistência/julgamento em relação a técnica, os casos de sucesso, inclusive, são bem maiores em animais do que em humanos que por bloqueios de ordem religiosa, dogmática e intelectual muitas vezes rejeitam o tratamento. Os animais (assim como as crianças), são muito sensíveis e intuitivos à energia. Por exemplo, se você pegar um gato ou cachorro em seu colo para aplicar Reiki, ele pode se acomodar de tal forma que sua mão se posicione exatamente onde ele necessita, quando for suficiente, ele simplesmente se afastará, necessitando novamente de energia ele virá a seu encontro.
Reiki em plantas?
Sim, também pode ser feito, no caso das plantas, podemos aplicar nela como um todo, em suas raízes, nos vasos ou até mesmo energizar a água que será usada para regá-las. Desta forma você estreita sua relação com as plantas, se beneficiando muito. Ao se aproximar de uma árvore, por exemplo, abrace-a, permanecendo alguns minutos trocando energia com ela. Essa experiência lhe apresentará a novas dimensões de consciência.
Quando pode ser aplicado o Reiki em animais de estimação?
O Reiki em animais de estimação pode ser aplicado para qualquer tipo de doenças e/ou problema comportamental. Em casos de animais agressivos deve-se tomar cuidado durante a aplicação, neste caso o ideal é fazer Reiki a distância e energiza a água, alimento e local que o animal costuma ficar a maior parte do tempo. O efeito do Reiki é imediato, na maioria das vezes o animal reage ao Reiki com sinais de relaxamento e bem-estar. Se o tutor for reikiano a relação dos dois se torna ainda mais estreita e sadia.
Quais as indicações?
A terapia com a energia Reiki auxilia no processo da ansiedade, medo, stress, pânico, hiperatividade, recuperação de um pós-cirúrgico, redução de efeitos colaterais de medicamentos e/ou quimioterápicos, auxilia na recuperação de animais internados e/ou idosos, ajuda no aumento da vitalidade, aceleração do processo de cicatrização da pele e em doenças autoimunes. Sendo um grande aliado também no momento da morte ou processo de desligamento do animal da vida dele aqui da terra, o Reiki auxilia no processo de desligamento do corpo. Lembrando que não é recomendado fazer a substituição ou suspensão do tratamento do médico veterinário para início da terapia com Reiki. Os tratamentos se complementam.
TEXTO: DRA LYS ALVES – MÉDICA VETERINÁRIA INTEGRATIVA E MESTRE REIKI