fbpx

Autocuidado de Dentro para Fora

Em tempos tão desafiadores e intensos, saber como se tratar bem é um verdadeiro tesouro. Porém o assunto é muito mais complexo do que se entende à primeira vista. Quando se pesquisa sobre o tema, encontram-se diversas fórmulas prontas e exercícios para fazer seguir. Contudo, autocuidado é sobre autoconhecimento e varia completamente de pessoa para pessoa. Ou seja, para encontrar a sua fórmula mágica de autocuidado é preciso muita experimentação e observação.

Para entender a complexidade do tema, dá uma olhada no iceberg do autocuidado.

Primeiramente, só podemos falar de autocuidado quando temos nossos direitos básicos atendidos. Muitas vezes a falta de comida, saneamento básico, transporte público de qualidade, moradia digna e renda básica impedem que muitas pessoas possam fazer algo para si mesmas, pois estão muito ocupadas tentando dar conta de sobreviver. É preciso começar daqui para não cairmos na falácia de que “só fica mal quem quer” ou “só se deixa abalar energeticamente quem não se protege”. Bom, já vimos que isso não é verdade.

AUTOCUIDADO COMEÇA COM AUTO ESCUTA E AUTO OBSERVAÇÃO

Somos seres únicos e especiais. Nenhum ser é igual ao outro. Por isso é preciso criar um relacionamento consigo para compreender quais são as suas necessidades e desejos. 

O modo automático é uma prisão que nos atrapalha para fazermos escolhas conscientes, como as de autocuidado. Quando operamos desse modo, vivemos apenas reagindo ao mundo exterior, sem consciência das nossas falas e ações.

Para adentrar no caminho do autocuidado é necessário criar um momento de silêncio e conexão consigo, então crie o seu espaço sagrado. Reserve um momento no seu dia para silenciar e estar consigo, experimente escrever, meditar, dançar, caminhar ou qualquer outra atividade que te coloque em conexão com seu mundo interior. Às vezes sentimos angústia e incômodo sem motivo aparente, mas a solução para esses momentos é tão simples: se escute. Pergunte para seu coração qual é o problema e qual é a melhor forma de resolver a situação. Caso a solução demore para aparecer, ou não apareça, esse é o momento de pedir ajuda.

PEDIR AJUDA TAMBÉM É UMA FORMA DE AUTOCUIDADO

Se conhecer é essencial até no momento de pedir ajuda. Cada um sabe o seu limite, sabe o quanto aguenta e quando tudo está nebuloso demais e é hora de pedir socorro. No momento em que aprendemos a desenvolver um relacionamento com nosso íntimo, vamos entendendo o tipo de ajuda que é preciso buscar para cada situação da vida. Às vezes um reiki, às vezes médico ou nutricionista, outras vezes um ombro amigo ou um colo de mãe. O que não podemos é achar que temos que dar conta de tudo sozinhos! Saber a hora de pedir ajuda é um grande ato de autocuidado.

ENCONTRE A SUA TRIBO

Quando nos conectamos com pessoas com vontades e sentimentos parecidos com os nossos, começamos a enxergar a nossa verdadeira força e potência de transformação. Encontrar outras pessoas que também estejam em busca de criar uma vida orgástica é um presente para o seu processo. E principalmente, nossa tribo é nossa rede de apoio, que serve de suporte quando não estamos em condições de fazer as melhores escolhas por nós mesmos. Nem sempre conseguimos nos olhar com amor e cuidado, e tudo bem. Tenha por perto pessoas que te lembram de todo teu brilho.

Com a nossa base do autocuidado já estruturada, podemos agora falar de atividade e práticas simples que nos trazem sensação de bem-estar. Lembrando que são algumas sugestões, mas você é a única pessoa que pode definir o que é autocuidado para você.

PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO
Reiki

A auto aplicação de reiki é uma super prática de autocuidado, que renova nossa disposição e ainda trabalha o nosso campo energético, limpando bloqueios que poderiam vir a se tornar enfermidades. Aplicar reiki também traz sensação de bem-estar, já que somos canais dessa energia, que passa primeiro pelo nosso corpo para então aplicarmos no outro.

Disciplina

Acordar mais cedo para poder viver as primeiras horas do dia com atenção em si mesmo; faça alguma prática física ou então você pode ler, escrever, meditar ou qualquer atividade que te conecte com seu corpo, mente e espírito. De preferência, deixe de lado o celular, muitas vezes ele é o gatilho de sentimentos de ansiedade e agitação, podendo nos transportar para aquela prisão do modo automático sem nem repararmos.

Atenção ao seu corpo

Movimentar o corpo de forma gentil e amorosa (pode ser alongamento, dança, yoga, mas se espreguiçar com bastante atenção já funciona super bem); Permita que seu corpo faça os movimentos que ele precisar. Observe onde há tensão, onde há dor, onde o movimento é mais fluido. Faça um carinho em si mesmo, sinta seu corpo, seu tamanho, sua pele. Deixe seu corpo se comunicar com você.

Contato com a Natureza

Tirar um tempo a sós na Natureza. Pode ser uma caminhada de pés descalços no parque, sentar na grama por um tempinho ou então um banho de cachoeira. Até mesmo na hora do seu banho, tente se conectar com a água que está caindo sob o seu corpo, mentalize que está limpando e renovando as energias; mexer na terra também é uma boa opção, pode ser um pequeno pé de alecrim ou manjericão. O importante aqui é estar sem distrações, sem celular e intencionando a atenção para o agora.

 
Alimentação

Preparar alguma comida deliciosa e nutritiva só para si. Quando foi a última vez que você preparou uma refeição, com toda atenção e amor, somente para si? Pense no seu cardápio favorito, melhor ainda se forem alimentos vivos, e prepare como se fosse para a pessoa mais especial de todas (porque é). Na hora da refeição crie um clima gostoso, use louças especiais, coloque sua música favorita, saboreie e celebre sua capacidade de se nutrir e se cuidar.

Rituais

Crie seu ritual de autocuidado. Ritualize suas atividades cotidianas e transforme-as em momentos especiais. Vale acender uma vela, incenso, usar óleos essenciais, fazer uma autoaplicação de reiki, orar ou então limpar e organizar o local antes da sua prática. O simples fato de estar ritualizando já envia sinais para o cérebro de que algo bom está prestes a acontecer, e aí qualquer hora pode virar um momento de autocuidado.

 

Aprender a se fazer bem e se dar prazer é revolucionário. Não tenha pressa de chegar na fórmula perfeita para você, se permita experimentar novas atividades, explorando seu potencial criativo e descobrindo diferentes formas de cuidar de si. Os desafios sempre existirão, e talvez as coisas não fiquem mais fáceis, mas vamos ficando mais fortes, autoconscientes e capazes de sermos nossa própria luz na escuridão.

Newsletter

Inscreva-se para receber as novidades do Reiki Nova Era.

Leia Mais Conteúdo

Frases Inspiradoras

Kelly Portioli
  • Nova era não é só sobre a espiritualidade. É uma forma de pensar.