Reiki é uma Terapia Integrativa onde a terapeuta (mestre reikiano) estende suas mãos para canalizar energia restaurando o equilíbrio físico e mental
O Reiki, muito além de uma técnica de cura, é uma filosofia de vida. Acessar essa consciência é tão simples quanto se conectar com seu coração, e ao mesmo tempo, tão desafiador quanto se libertar das armadilhas da mente. São premissas simples que carregam muito significado, e quando olhadas com atenção, e principalmente, experienciadas com abertura, têm o poder de transformar as nossas vidas. Por isso, vamos dar uma olhada atenta em cada um deles.
Liberar as preocupações não é tarefa simples, exige um nível de confiança muito grande. O primeiro princípio fala sobre isso: ter fé no divino e liberar todas as expectativas e necessidade de controle. Para que servem pré-ocupações senão para minar nossos pensamentos e bloquear nossa conexão com nosso coração? De nada adianta se preocupar, então, entregue-se de corpo e alma para essa experiência. Se o hoje é tudo que temos, só por hoje, não se preocupe.
Não é sobre não sentir raiva ou emoções mais densas, mas sobre uma inteligência emocional necessária para fazer a gestão dos próprios sentimentos. Quando essa raiva ou chateação aparece podemos direcionar essa energia para algo benéfico, ou então ficar remoendo a situação e sofrendo por isso. Busque criar dentro de você uma tranquilidade quase que inabalável, com a consciência que essa mudança é um processo, e esse é um estado a se cultivar para uma vida com mais paz. Reagir quando estamos zangados nunca é a melhor opção, nossas escolhas são influenciadas pelo nosso estado de espírito e terminamos por cocriar uma realidade indesejada. Por isso, só por hoje, busque não se zangar.
A gratidão é um sentimento de alta vibração que tem o poder de nos transformar por completo. Podemos sempre olhar para o que falta, ou então, podemos agradecer por tudo que já aconteceu, tudo que somos e conquistamos. Sempre existem motivos para agradecer e quando fazemos isso, abrimos passagem para que a abundância traga o sentimento de realização nas nossas vidas. Por isso, só por hoje, experimente reconhecer as bênçãos que já existem na sua vida. Seja grato.
Nosso trabalho é parte muito importante das nossas vidas e esse princípio fala da forma em que um reikiano deve buscar enxergar esse aspecto. O que transforma um trabalho em um grande servir não é o que se faz, mas como se faz. Quando nos dedicamos e fazemos o melhor que podemos fazer, sentimos que estamos ocupando nosso lugar no mundo e isso nos traz uma grande sensação de realização. Por isso, trabalhar em algo que não faz sentido é ir contra esse princípio, afinal, como ser honesto e aplicado quando não estou satisfeito com o que faço? O que a sua empolgação te leva a fazer? É essa a direção de encontrar um trabalho que possa ser realizado com total dedicação e verdade.
Tratar os outros seres com bondade é tratar a mim mesmo com bondade. O que fazemos para o outro, na verdade, estamos fazendo a nós mesmos. Assim, quando somos gentis com o outro, nos sentimos realizados e completos. Essa gentileza precisa ser sincera e vir do coração, já que não se pode fingir um sentimento como esse. O Universo se comunica por vibração, e quando a intenção de dar é genuína e sincera, com certeza receberemos a mesma vibração de volta. Gentileza gera gentileza é a mais pura verdade, busquemos praticar.
Esses cinco princípios carregam muita sabedoria e transformação, e apesar de serem aparentemente simples, é um grande desafio aplicá-los na nossa vida. Como tudo na vida, é um processo que demanda nossa energia, vontade e dedicação, todos os dias fazendo o melhor que podemos. Afinal, é tudo sobre o caminho, sobre “só por hoje” fazer o melhor que se pode e confiar que isso é tudo que precisamos para estarmos em paz e assumirmos nossa essência cósmica e divina.